(e bora de TOP 5 temático? BORA!)
Olá você do Kenko Hanashi, PH está de volta com mais um top 5, muito especial e assustador, por sinal! A cultura pop sempre exalta datas importantes no calendário mundial, seja o Natal, ação de graças, dia das crianças e o ano novo e o Halloween não é diferente. Sejam nos filmes, séries, desenhos e na música, essa data festiva – onde você pode ser sexy sem precisar se explicar (a Mean Girls reference) – é perfeita para se divertir.
Pensando nisso, bora listar grandes hits que marcam essa data e que podem deixar a sua comemoração de Halloween pronta para muitas gostosuras ou travessuras! Mas antes, prepare seu look apocalíptico, prepare a bolsa dos doces, bota os fones e o kit de sobrevivência… vem comigo!
1 – Somebody Watching Me (Rockwell feat. Michael Jackson)
Tem mais música que combine com o Halloween do que essa? Pode soar até um pouco clichê, confesso, mas a atmosfera de filme de terror e a ambientação que a música te permite viver enquanto a ouve passa essa vibe de “personagem principal caçado por um stalker à espreita da sua janela”. Some que esse personagem tem um emprego estressante e quando pensa que só queria descansar, tem que cuidar de alguém que o observa… ou seja, sempre tem alguém tentando testar sua paciência, mesmo no lugar mais seguro para se estar.
2 – Calling All The Monsters (Chyna Anne McCain)
Aos órfãos do Disney Channel que viveram a última era de ouro do canal (que nos rendeu séries como Jessie e a série de filmes Descendentes), Calling all The Monsters é um remix animado, um pop bem adolescente para curtir a vibe do Halloween com aquela sonoridade açucarada do pop dos anos 2000/2010. No aniversário de dez anos do lançamento da canção, Chyna fez um remix dessa canção e gente, é tão perfeita quanto a original.
3 – Everybody [Backstreet’s Back] (Backstreet Boys)
Essa é claramente uma canção que a introdução RESPIRA Halloween. A temática do clipe, a coreografia, a letra… meninos e meninas, ela entrega tudo! O clipe se tornou um marco da cultura pop, ecoando nas caixas de som, TVS e festas pelo mundo todo, provando mais uma vez o talento dos meninos e os colocando na lista das maiores boybands masculinas do mundo. E se me permite dizer: EVERYBODY YEAH!
4 – Sweet Dreams (Eurythmics)
Outro grande clássico dos anos 1980, é uma canção marcante, seja por sua letra, pelos vocais da Annie Lennox, os inúmeros edits feitos e através de outras versões da canção (a mais famosa após essa é a versão rock de Marilyn Manson). Essa canção te faz flutuar e se imaginar num universo paralelo, onde tudo é possível, embora não seja possível distinguir o que é de verdade e o que é uma ilusão… é, meninos e meninas, isso depende de ti.
Antes de seguirmos com o resto da lista, eu vou fazer umas menções honrosas com significado nas próximas linhas… por mais que o Halloween não seja uma data tão grande em nosso país (como é no exterior, por exemplo), isso não é limite para termos algumas canções “especiais” para data. Se liga no top 3 BR abaixo:
1 – Fantasma (Rouge)
Antes da Olivia Rodrigo e da Taylor Swift cantarem sobre tomarem ghosting dos contatinhos, as meninas do Rouge já faziam isso nos anos 2000. A canção tem referências a um dos seres sobrenaturais mais famosos da cultura pop (que dá nome a canção), somado com um desabafo e um desejo leve de vingança contra aquela pessoa incrível que desaparece das nossas vidas, tal qual peido no vento.
2 – Imortal (Sandy & Junior)
Ouso dizer que eles foram O ATO do pop nacional dos anos 2000 (somado com outros grandes artistas como as próprias Rouge, Wanessa Camargo, KLB e outros tantos) e tão incríveis, eles tiveram uma série exibida na Rede Globo por 4 temporadas. Essa canção fala de amor de uma forma tão singela, capaz até de vencer o tempo… (a referência sobre vampiros aqui pegou bem, pessoal? comentem por favor).
3 – Bruxas Malvadas (Chiquititas Brasil 1997)
Calma, você não tá lendo errado… eu to falando de uma música de novela brasileira exibida nos anos 1990 e que você deve conhecer a versão mais recente, de 2013. Posso estar denunciando a minha idade aqui, mas se você acha que as crianças do orfanato Raio de Luz não iriam cantar sobre as duas bruxas de suas vidas de uma maneira icônica… bem, pense diferente.
And, the winner is…
5 – Thriller (Michael Jackson)
Cantor, ator, dono e proprietário da música: Michael Jackson foi e segue sendo o rei do pop e um de seus pontos de virada de carreira foi o lançamento de Thriller em 1982. O álbum é incrível, mas a canção é atemporal e transgressora… ninguém tinha feito algo como ela antes e ela serve de inspiração para muito do que ouvimos e consumimos não só como clipes e música, mas também como cultura pop. A narração no fim do clipe, o Michael de lobisomem e zumbi, a dancinha replicada em inúmeros filmes… se ela não é um marco, meus amigos…
E aí, sente que faltou alguma coisa nessa lista? Comente aí e não deixe de compartilhar essa lista com seus amigos! Um beijo grande e feliz dia das bruxas!

Paulo Henrique
Paulo Henrique, ou PH, é cantor, escritor, cosplayer e criador de conteúdo, iniciando suas atividades em 2024.